Sobre o Blog

A Dom Produções cria o blog CULTURA E NEGÓCIOS como forma de produzir um registro das ações culturais da Feira do Empreendedor – 2009, realizada pelo Sebrae/MT, de 05 a 09 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá/MT.

Ao longo dos últimos 12 anos, que tivemos a oportunidade de trabalhar na organização das ações culturais da instituição Sebrae, vimos o quanto a empresa se preocupa em estabelecer uma conexão entre cultura e seus projetos. Por exemplo: Na abertura do Moitará Sebrae Center foi inaugurada com uma bela exposição de artes visuais com os mais representativos artistas da capital, Gervane de Paula, Adir Sodré, Dalva de Barros, Regina Penna e Jonas Barros.

Realizou em parceria com a Artindia três edições da Expoindia ocupando todo o espaço do Moitará. Realizou em 1998, o primeiro Seminário de Marketing Cultural com um curso de elaboração de projetos culturais, no Moitará. Ainda mesmo sem um projeto especifico de Cultura, o Sebrae recorrentemente busca criar possibilidades de estabelecer um estreitamente dos projetos de outros setores econômicos com a cultura. Por exemplo: Para o projeto de Apicultura é encomendada uma poesia de Marta Cocco (poetisa local) e uma peça musical que é apresentado na abertura do evento aos apicultores do Estado. No Amazontech, um evento que marcou uma década, foi encomendada uma peça à Orquestra do Estado de Mato Grosso em parceria com o músico Sérgio Kafejian, que desenvolveram uma composição eletrônica numa linguagem contemporânea para a nossa musica de raiz, o siriri e o rasqueado, executada pela Orquestra de Mato Grosso. Essa apresentação até hoje é comentada por quem esteve na abertura do Amazontech em 2004. Ainda no Amazontech tivemos uma exposição com os artistas Gervane de Paula, Vitória Basaia (MT), Lia Chaia, Rachel Kogan, Flávia Viváqua de (SP) e Grupo Poro (MG) a curadoria de Daniela Labra. A participação muito especial do poeta do Amazonas Thiago de Mello.

O Sebrae realizou quatro edições do Salão Mato-grossense de Fotografia com o apoio do Governo do Estado. Além de diversos outros projetos ligados ao Agronegócios, Tecnologia, Comércio Justo, Turismo, Gestão Ambiental Interna entre outros de alguma forma o Sebrae está sempre inserindo atividades culturais em seus eventos. Sempre de forma muito bem cuidada. As exposições são sempre referências tanto da curadoria, da participação dos artistas quanto da montagem das exposições. Para as aberturas sempre pensa algo criativo e inovador, trabalhando junto com os músicos que fazem a direção artísticas, sempre abertos a pensarem nos arranjos, composições, figurino e cenário. Grandes parceiros como David Gardner (violoncelista inglês, trabalha na Orquestra do Estado e mora em Cuiabá), o maestro Murilo Alves (Projeto Ciranda) e o percussionista Alex Teixeira (percussionista da Orquestra do Estado), Danilo Bareiro (Banda Mandala Soul) e o artista plástico Gervane de Paula que nos ajudaram a pensar grandes aberturas e eventos rompendo os paradigmas e superando desafios no sentido de estreitar os dois universos: institucional e artístico. Tanto o Sebrae aprende a trabalhar com os artistas com seu potencial criativo. Por outro lado, os artistas também aprendem a trabalhar com a instituição que tem seus protocolos e limitações. No final, o público sai ganhando com essa parceria, pela qualidade das ações culturais que o Sebrae proporciona em seus eventos e projetos.

Para nós que fazemos a produção cultural dos eventos empresariais é desafiador, porém é uma grande oportunidade desenvolver trabalhos que possam de alguma forma movimentar o mercado cultural local. Muitos artistas e profissionais do setor são chamados para trabalhar nos eventos do Sebrae, de alguma forma isso movimenta a economia da cultura. Gera renda para as pessoas. Outras empresas deveriam seguir o mesmo exemplo do Sebrae e ‘culturalizar’ suas ações, projetos, produtos, marcas, eventos enfim… Seria uma forma de humanizar, aproximar o público, movimentar as cadeias e aumentar o índice econômico da cultura. A idéia de criar o blog é exatamente para disponibilizar para o público essas ações que são grandiosas e precisam ser mais amplamente divulgadas.

por Magna Domingos

A Dom Produções cria o blog ‘CULTURA E NEGÓCIOS’, como forma de produzir um registro das ações culturais da Feira do Empreendedor – 2009, realizada pelo Sebrae/MT, de 05 a 09 de agosto, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá/MT.

Ao longo dos últimos 12 anos, que tivemos a oportunidade de estarmos trabalhando na organização das ações culturais da instituição Sebrae, vimos o quanto a empresa se preocupa em estabelecer uma conexão entre cultura e seus projetos. Por exemplo: Na abertura do Moitará Sebrae Center foi inaugurado com uma bela exposição de artes visuais com os mais representativos artistas da capital, Gervane de Paula, Adir Sodré, Dalva de Barros, Regina Penna e Jonas Barros.

Realizou em parceria com a Artindia três edições da Expoindia ocupando todo o espaço do Moitará. Realizou em 1998, o primeiro Seminário de Marketing Cultural com um curso de elaboração de projetos culturais, no Moitará.   Ainda mesmo sem um projeto especifico de Cultura, o Sebrae recorrentemente busca criar possibilidades de estabelecer um estreitamente dos projetos de outros setores econômicos com a cultura. Por exemplo: Para o projeto de Apicultura é encomendada uma poesia de Marta Cocco (poetisa local) e uma peça musical que é apresentado na abertura do evento aos apicultores do Estado. No Amazontech, um evento que marcou uma década. Foi encomendada uma peça à Orquestra do Estado de Mato Grosso em parceria com o músico Sérgio Kafejian, que desenvolveram uma composição eletrônica numa linguagem contemporânea para a nossa musica de raiz o ‘siriri e o rasqueado’, executada pela Orquestra de Mato Grosso. Essa apresentação até hoje é comentada por quem esteve na abertura do Amazontech em 2004. Ainda no Amazontech tivemos uma exposição com os artistas Gervane de Paula, Vitória Basaia (MT), Lia Chaia, Rachel Kogan, Flávia Viváqua de (SP) e Grupo Poro (MG) a curadoria de Daniela Labra. A participação muito especial do poeta do Amazonas Thiago de Mello.

O Sebrae realizou quatro edições do Salão Mato-grossense de Fotografia com o apoio do Governo do Estado.  Além de diversos outros projetos ligados ao Agronegócios, Tecnologia, Comércio Justo, Turismo, Gestão Ambiental Interna entre outros de alguma forma o Sebrae está sempre inserindo atividades culturais em seus eventos. Sempre de forma muito bem cuidada. As exposições são sempre referências tanto da curadoria, da participação dos artistas quanto da montagem das exposições. Para as aberturas sempre pensa algo criativo e inovador, trabalhando junto com os músicos que fazem a direção artísticas, sempre abertos a pensarem nos arranjos, composições, figurino e cenário. Grandes parceiros como David Gardner (violoncelista inglês, trabalha na Orquestra do Estado e mora em Cuiabá), o maestro Murilo Alves (Projeto Ciranda) e o percussionista Alex Teixeira (percussionista da Orquestra do Estado), Danilo Bareiro (Banda Mandala Soul) e o artista plástico Gervane de Paula que nos ajudaram a pensar grandes aberturas e eventos rompendo os paradigmas e superando desafios no sentido de estreitar os dois universos: institucional e artístico. Tanto o Sebrae aprende a trabalhar com os artistas com seu potencial criativo. Por outro lado, os artistas também aprendem a trabalhar com a instituição que tem seus protocolos e limitações. No final, o público sai ganhando com essa parceria, pela qualidade das ações culturais que o Sebrae proporciona em seus eventos e projetos.

Para nós que fazemos a produção cultural dos eventos empresariais é  desafiador, porém é uma grande oportunidade desenvolver trabalhos que possam de alguma forma movimentar o mercado cultural local. Muitos artistas e profissionais do setor são chamados para trabalhar nos eventos do Sebrae, de alguma forma isso movimenta a economia da cultura. Gera renda para as pessoas. Outras empresas deveriam seguir o mesmo exemplo do Sebrae e ‘culturalizar’ suas ações, projetos, produtos, marcas, eventos enfim… Seria uma forma de humanizar, aproximar o público, movimentar as cadeias e aumentar o índice econômico da cultura. A idéia de criar o blog é exatamente para disponibilizar para o público essas ações que são grandiosas e precisam ser mais amplamente divulgadas. VEJA: www.culturaenegocios.wordpress.comMagna Domingos

Deixe um comentário